Empresas do Grupo:

ETA CAMPO GRANDE - MS

Neste trabalho, foram realizados serviços de recuperação, reforço estrutural e impermeabilização de estrutura de concreto nos conjuntos de floculadores/decantadores, reforço de fundação no canal de entrada de água bruta, e reforço de fundação com reaprumo das caixas de saída, em uma Estação de Tratamento de Água de Campo Grande.

Além disso, também foram executados serviços correlatos entre agosto de 2020 e junho de 2021.

Preparo do substrato

Por se tratar de uma estrutura em utilização, as paredes e pisos dos floculadores, e as paredes dos decantadores, a preparação da superfície foi realizada através de hidrojateamento de alta pressão.

Já no piso dos decantadores se fez necessário a realização de lixamento mecânico para retirada do material presente na superfície.

Tratamentos de fissuras:

Foram adotados dois métodos de tratamento em fissuras presentes na estrutura, conforme descrito a seguir:

– Em fissuras com presença de fluxo de água ativo, foi realizado injeção de resina de poliuretano e posteriormente corte, rompimento e recomposição com argamassa polimérica ;

– Em fissuras sem presença de fluxo de água, foi realizado apenas corte, rompimento e recomposição com argamassa polimérica.

Mistura e injeção de resinas de poliuretano

As resinas de poliuretano são compostas pelos componentes A e B, a injeção inicia-se no processo de mistura dos componentes, sendo que um deles possuí proporção de mistura de escala 3:1.

Aplicação de argamassa polimérica

Foi realizado corte através de serra mármores equipadas com discos de corte de concreto com profundidades variando entre 25mm á 45mm, e com auxilio de marteletes rompedores equipado com ponteira/talhadeira, foi escarificado e removido o concreto superficial, em seguida foi realizado à recomposição da área com argamassa polimérica de forma manual, com auxílio de colher de pedreiro e desempenadeira para acabamento.

Após a mistura, inicia-se o processo de injeção através de bomba eletropneumática de alta pressão, garantindo assim que a resina de poliuretano siga o fluxo contrário da água repelindo a mesma e fazendo o preenchimento dos vazios deixado, garantindo então total estanqueidade das infiltrações e protegendo o concreto e a armadura.

Conclusão

Os serviços de recuperação, reforço estrutural e impermeabilização de estrutura de concreto nos conjuntos de floculadores/decantadores, reforço de fundação no canal de entrada de água bruta, e reforço de fundação com reaprumo das caixas de saída foram concluídas com êxito.

Em conclusão, as atividades foram desenvolvidas de maneira satisfatória, e com muita atenção voltada para a segurança dos colaboradores envolvidos, quanto na técnica de execução de cada etapa, procurando seguir as recomendações disponíveis nos relatórios técnicos disponíveis no edital de contratação.

Tais serviços foram realizados na ETA no município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul.

Rolar para cima