Empresas do Grupo:

Impermeabilização de reatores em Sertãozinho-SP

Primeiramente, o serviço de impermeabilização e proteção foi realizado nos reatores anaeróbios da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Sertãozinho-SP, entre junho e outubro de 2022. A estação é a principal da cidade, responsável por receber o esgoto in-natura e Tratamento Anaeróbico por sistema de tanques UASB.

O processo de melhoria no ambiente começou com a aplicação de Xypex Concentrado, um tipo de argamassa cristalizante para impermeabilização e proteção do concreto que possui alta resistência, evitando assim que a pressão dos reatores cause algum tipo de problema.

Para a proteção de paredes e lajes localizadas na zona gasosa dos reatores, foi especificado a utilização de MASTERPUR VD, uma membrana de poliuretano moldado in loco para impermeabilização de reservatórios, lajes, piscinas, entre outros.

Tratamento em concreto

Depois, foi realizado o mapeamento e demarcação dos pontos a serem tratados, em seguida foi realizada a delimitação das áreas.

Hidrojetamento e preparo do substrato

A preparação da estrutura de concreto foi realizada por meio de hidrojateamento de alta pressão, eliminando a camada superficial de todo tipo de agentes contaminantes, garantindo que o mesmo tenha porosidade e sucção para o tratamento Xypex.

Após a completa aplicação do sistema cristalizante com Xypex e a secagem inicial do mesmo, foi realizado a cura química, onde ele age como um retardador de evaporação da água, mantendo o máximo de umidade possível no tratamento e também acelera o processo de atuação.

Cura

Após a completa aplicação do sistema cristalizante com Xypex e a secagem inicial do mesmo, foi realizado a cura química com Xypex Gamma Cure, um agente desenvolvido especialmente para a cura dos tratamentos com o sistema Xypex, onde ele age como um retardador de evaporação da água, mantendo o máximo de umidade possível no tratamento e também acelera o processo de atuação.

Além da cura química, também foi realizado o sistema de cura úmida com água limpa, aplicada através de spray com bomba costal três vezes ao dia, durante 3 dias.

Conclusão

Os serviços de recuperação, revitalização e impermeabilização de estrutura de concreto foram concluídos com êxito, bem como as atividades de tratamento em juntas de concretagem através de argamassa cristalizante, incluindo o sistema de proteção de estrutura de concreto em zona de gás realizado através de membrada de poliuretano.

Por último, ressaltamos a importância de realizar impermeabilização na laje de cobertura, que se encontra exposta ao tempo e com desniveis no centro da mesma, onde a água pode servir como ponto infitração para dentro do UASB.

As atividades foram desenvolvidas de maneira satisfatória e atenção voltada para a segurança dos colaboradores da Montante. Foram obedecidas todas as recomendações propostas nas fichas técnicas de cada produto. Tais serviços foram realizados no UABS da ETE Sertãozinho localizada no município de Sertãozinho no estado de São Paulo.

Se interessou? Clique aqui para realizar um orçamento! A Montante está em todo território nacional!

Rolar para cima