Empresas do Grupo:

Impermeabilização e proteção estrutural de usina hidrelétrica - Campo Novo do Parecis (MT)

A princípio, foram feitos os serviços de impermeabilização e proteção da estrutura no reservatório do selo de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) localizada no município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso. A obra foi realizada entre julho e agosto de 2022.

A PCH atendida possui 2 geradores de 14,7MW e uma geração média anual de 185 mil MW. Além disso, a usina atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Impermeabilização de laje interna e externa

Em primeiro lugar, para a impermeabilização da laje externa foi especificado o uso de MC Proof 100. É um revestimento rígido à base de cimento e polímeros, adequado para superfícies de concreto em contato com água potável, estruturas sujeitas a pressão hidrostática (positiva e negativa), com ótima resistência e aderência.

Em seguida, MC Proof 500, um revestimento flexível à base de polímeros acrílicos e cimento reforçado com fibras, é aplicado para estruturas em contato com água potável, como piscinas e reservatórios elevados. O material é altamente flexível e resistente a altas pressões.

Por outro lado, para a impermeabilização da laje interna foi utilizado MC Proof 100, um revestimento impermeável rígido à base de cimento, que também é indicado para superfícies de concreto em contato com água potável, como no caso do reservatório de selo da PCH.

Impermeabilização de paredes e piso

Para impermeabilizar o reservatório internamente, a equipe optou pelo uso de MC Plan MS, uma chapa metálica revestida com filme PVC colado com adesivos hotmelt. Essa opção é compatível com mantas MC Plan 112/115 e Montan Plan, proporcionando propriedades anticorrosivas, flexibilidade para dobrar e excelente resistência aos raios UV.

Além disso, foi aplicado MC Plan 112 PW, uma manta termoplástica de PVC flexível, homogênea, para impermeabilizar o reservatório, tanques e estruturas de contenção de água potável. Esta manta atende às normas europeias, é segura para o contato com água, tem alta resistência à estanqueidade, é fácil de limpar e não propaga chamas, além de ser reciclável.

Conclusão

Por fim, conforme podemos observar nas fotos ao lado, as atividades foram concluídos com êxito e muita atenção à segurança dos colaboradores envolvidos, além da técnica de execução de cada etapa, procurando obedecer as recomendações proposta nas fichas técnicas de cada produto.

Se interessou? Clique aqui para realizar um orçamento! A Montante está em todo território nacional!

Rolar para cima