Empresas do Grupo:

Reforço estrutural com fibra de carbono em centro de distribuição - Cuiabá (MT)

Primordialmente, nesta obra foram realizados os serviços de reforço estrutural com fibra de carbono e aplicação de proteção superficial nos pilares de um centro de distribuição localizado na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, entre março e abril de 2021.

Especificação técnica

Em primeiro lugar, reforçamos os pilares  com MC CarbonFiber Lamella, um tipo de lâmina de fibra de carbono resistente ao processo de oxidação, aplicado sobre o MC Carbosolid 1300 TX, um adesivo a base de epóxi desenvolvido para colagem de diversos materiais.

Por outro lado, no sentido transversal dos pilares foi projetado o reforço estrutural com MC CarbonFiber Sheet, uma manta de fibra de carbono para reforço estrutural indicada para reforço de componentes estruturais de concreto e alvenaria. O material foi aplicado sobre o MC Carbosolid 1209 TX, um adesivo estrutural à base de epóxi, ideal para reforço estrutural com fibra de carbono.

Mistura e aplicação da lâmina de fibra de carbono para reforço estrutural

Antes de começar a preparação do adesivo para a colagem, procedeu-se à demarcação dos locais de aplicação das lâminas de fibra de carbono conforme as especificações do projeto inicial.

Após a conclusão da demarcação, deu-se início à mistura de MC Carbosolid 1300 TX  e MC Carbosolid 1209 TX, adicionando o componente B ao componente A, com o objetivo de aplicar o material de forma uniforme e contínua sobre as lâminas de fibra de carbono, assegurando a completa cobertura da superfície estrutural do armazém.

Da mesma forma, o componente do MC Carbosolid 1209 TX foi utilizado um rolo apropriado com discos metálicos e aplicado sobre a superfície de concreto enquanto o adesivo ainda estava fresco. Isso assegurou uma fixação mais sólida. Para se ter uma ideia, confira as fotos de como a aplicação foi feita.

Aplicação de sistema de proteção superficial

Por fim, com a conclusão do reforço estrutural com fibra de carbono, foi realizada a aplicação do sistema de verniz de proteção superficial de alto desempenho com MC Color Proof Vision. Após a aplicação do verniz de proteção superficial, foi feita a instalação de cantoneiras metálicas no rodapé dos pilares do armazém.

Conclusão

Os serviços de reforço da estrutura e proteção da  superfície  do armazém foram feitos com êxito pela equipe de profissionais da Montante. 

Nesse ínterim, as atividades foram desenvolvidas de maneira satisfatória, e com muita atenção voltada para a segurança dos colaboradores envolvidos, quanto na técnica de execução de cada etapa, procurando seguir as recomendações disponíveis nos relatórios técnicos disponíveis no edital de contratação.

Se interessou? Clique aqui para realizar um orçamento! A Montante está em todo território nacional!

Rolar para cima