Empresas do Grupo:

Reparo estrutural em vertedouro de usina hidrelétrica em Piratura (SC)

Nesta obra foram realizados serviços de reparo estrutural com argamassa polimérica cimentícia no vertedouro de uma usina hidrelétrica localizada no município de Piratura, em Santa Catarina. A usina possui três unidades geradoras de 380 MW cada, totalizando uma potência de 1.140 MW. Desse modo, a UHE é responsável por de 37% da produção de energia do estado de Santa Catarina ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande do Sul. O serviço foi executado em novembro de 2022.

Especificação técnica

Na reparação do vertedouro, foi usado o Nafufill KM 250, uma argamassa de alta performance que não precisa de fôrmas para aplicação, ideal para consertos estruturais em várias estruturas de concreto como vigas e pontes. Esta argamassa se destaca pela sua resistência e por facilitar a aplicação em reparos até 50mm de profundidade, sendo também útil para reconstruir superfícies de concreto ou aumentar sua espessura para proteger as armações.

Já o piso foi reparado com o Nafufill KMH, um revestimento que serve tanto para melhorar a aderência quanto para proteger o concreto contra corrosão. Para as paredes, o escolhido foi o MC DUR 1365 HBF, um primer epóxi que se adere bem mesmo em locais com presença de umidade ou contaminação por óleo. Para garantir a durabilidade dos reparos, foi aplicado o Emcoril S, um agente de cura para concreto que assegura uma proteção eficiente, sendo recomendado para obras em locais como rodovias, barragens e aeroportos.

Preparação do substrato para o reparo estrutural

Uma vez identificados os pontos que precisavam de atenção, começaram a preparar a superfície para o conserto. Utilizamos lixadeiras com discos especiais para cortar o concreto, marcando as áreas que seriam reparadas. Em seguida, com martelos rompedores, realizaram a demolição ou escarificação dessas áreas, criando uma superfície ideal para a argamassa polimérica aderir corretamente.

Preparo e aplicação da argamassa polimérica

A argamassa polimérica monocomponente (Zentrifix CR) usada nos reparos é conveniente e fácil de usar, pois já vem pronta na medida certa e só precisa de água limpa para ser ativada. Depois de adicionar a água, a mistura deve ser batida por 3 a 5 minutos com um misturador mecânico em baixa velocidade, garantindo uma consistência homogênea.

Com o substrato já preparado e a argamassa pronta, o próximo passo é a aplicação. Essa etapa é feita manualmente, usando uma colher de pedreiro para colocar a argamassa no local desejado e depois alisando a superfície com desempenadeiras para obter um acabamento liso e uniforme.

Conclusão

Por fim, foi realizada a cura química para finalizar os reparos nos pontos mais críticos da calha do vertedouro. O serviço foi concluído com êxito, onde foi realizado corte , rompimento e reconstituição das áreas deterioradas.

As atividades foram desenvolvidas de maneira satisfatória para a contratante, e com muita atenção voltada para a segurança dos colaboradores envolvidos.

Se interessou? Clique aqui para realizar um orçamento! A Montante está em todo território nacional!

Rolar para cima