Empresas do Grupo:

Selamento e reparo estrutural de Usina Hidrelétrica em Ferreira Gomes (AP)

Nesta obra foram realizados os serviços de selamento e reparo estrutural de uma Usina Hidrelétrica localizada no município de Ferreira Gomes, no Amapá. Sobretudo, esta usina utiliza o potencial hídrico do Rio Araguari para totalizar 78 MW (megawhatts) e gerar energia para todo o estado do Amapá.

Os serviços da Montante foram prestados em duas etapas. Primeiramente, a obra foi executada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Posteriormente, a equipe finalizou o serviço em junho de 2022.

Reparo não-estrutural

Em primeiro lugar, para o tratamento e selamento de trincas e fissuras generalizadas foi utilizado MC INJEKT 2300 NV, um elastômero em gel de poliuretano flexível de baixa viscosidade para injeção.

Este material é ideal para selamentos não estruturais em trincas com movimentações, pois por se tratar de um material de baixa viscosidade ele possui boa penetração nas fissuras com iguais ou menores a 1,00 mm de espessura. Além disso, o MC INJEKT 2300 NV é altamente flexível, não retrai ou endurece e possui boa resistência química e aderência em superfícies úmidas.

Por outro lado, em locais com fluxo de água constante ou presença de vazios foi utilizada a MC INJEKT 2033, uma espuma de poliuretano hidroativada para injeção e tamponamento provisório de infiltrações e fluxos de água.

Também é um material com baixa viscosidade e boa penetração em fissuras com menos de 2,00 mm de espessura, tem rápida reação em contato com a água e boa aderência em superfícies úmidas. A MC INJEKT 2033 é um material expansivo e por isso é utilizado para preenchimento de vazios para limitar o consumo de produtos nas injeções posteriores com MC INJEKT 2300 NV, que não endurece.

Já nas juntas de dilação da galeria de drenagem da barragem e galeria de drenagem do vertedouro, foi utilizado o MC INJEKT GL95 TX, um elastômero em gel de base acrílica de baixa viscosidade, material indicado para selamento de juntas, fissuras e vazios em estrutura de concreto em contato permanente com água.

Selamento e reparo estrutural

Para o selamento e recomposição de monoliticidade do concreto no piso das turbinas foi especificado injeção de MC INJEKT 2700 L, durômetro de poliuretano estrutural com baixa viscosidade para selamentos rígidos e preenchimento de fissuras, juntas e cavidades em obras de engenharia com ou sem a presença de água.

Na execução dos reparos em lábio polimérico das juntas de dilatação no pátio dos tranformadores foi especificado a utilização de argamassa de reparo NAFUFILL CR, uma argamassa polimérica cimentícia, composta por fibras sintéticas e aditivos especiais, que inibe a corrosão e garante o
desempenho necessário ao reparo estrutural.

Mistura e injeção de resina de poliuretano não estrutural

resina de poliuretano é composta pelo componente A e o componente B, a injeção iniciou no processo de mistura dos componentes, sendo que o MC INJEKT 2300 NV (GEL), possui proporção de mistura de 3 :1(A :B), e o MC INJEKT 2033 (ESPUMA), pode ter sua proporção de mistura iniciando em 5 :1(A :B) (reação mais rápida) até 10 :1(A :B) (reação mais lenta), como não utilizamos o MC INJEKT 2033 para contenção de fluxo e sim para preenchimento de vazios, utilizamos a pré-dosagem de fábrica que é de 7 :1(A :B).

Após a mistura iniciou o processo de injeção através de bomba eletropneumática de alta pressão, garantindo assim que a resina de poliuretano siga o fluxo contrário da água e fazendo o preenchimento dos vazios deixados, garantindo então total estancamento das infiltrações e protegendo o concreto e a armadura.

Conclusão

Após a conclusão dos serviços de injeção iniciou o serviços de quebra de bicos, tamponamento dos furos com argamassa de reparo e lixamento dos resíduos de resina que escorreu pelo concreto. Foi realizada a instalação do limitador de profundidade ‘tarucel’ com posterior aplicação de selante flexivel MC FLEX 488 MS de forma manual.

Por fim, ressaltamos que, de acordo com a quantidade de material disponibilizada para tratamento de estrutura, os resultados foram satisfatórios, porém nos mostrou a necessidade de uma nova quantidade de material para dar continuidade no tratamento de impermeabilização através de injeção química nas galerias de drenagem.

Se interessou? Clique aqui para realizar um orçamento! A Montante está em todo território nacional!

Rolar para cima